nadja

Tuesday, December 05, 2006

A constituição do caráter educativo nas rádios comunitárias

Na sociedade contemporânea um fator relevante a ser discutido é a configuração do caráter educativo das rádios, já que o tema educativo e atribuído apenas a um tipo de rádio, desconsiderando as demais rádios como integradora de uma dimensão educativa. O motivo que me fez escrever sobre esta temática é a tentativa de evidenciar que esse caráter educacional, existentes nas rádios educativas, se fazem muito mais presentes nas rádios comunitárias. Isto, analisando que a educação é um processo amplo e que não se dá apenas pelos conteúdos escolares, mas a partir da interação entre os indivíduos, a todo tempo e em diversos espaços.

“Frente a isto o que precisamos é fugir da dicotomia “educativo/não educativo” e considerar que o sujeito não é um receptor/reprodutor passivo. Ele ressignifica o que recebe, e esse processo é, em essência educativo, mesmo que a direção dessa ressignificação seja no sentido de acentuar valores que não atendam aos objetivos básicos da educação e dos educadores.” (BONILLA/2001).

E assim percebemos que as rádios comunitárias trazem em sua programação a realidade de cada morador de determinada comunidade, e a partir daí é possível observar que a educação não se processa apenas no espaço escolar, mas sim transcende este local evidenciando-se onde existe interações sociais e culturais entre os indivíduos.

Para percebemos a relação educativa no contexto das rádios comunitárias; é preciso esclarecer o conceito de rádio comunitária, que o Ministério das Telecomunicações define como um tipo especial da emissora da rádio FM, de alcance limitado a no máximo 1 km a partir de sua antena transmissora, criada para proporcionar informações, cultura e lazer a pequena comunidade. Não deve ter fins lucrativos, e deve divulgar a cultura, o convívio social e eventos locais, notícias dos acontecimentos comunitários e de utilidade pública, e promover atividades educacionais, isto de acordo com a lei 9.612 de 19/02/1998 que institui o serviço de radio difusão comunitária(Brasil,2006).

A partir do que o Ministério das Telecomunicações conceitua é possível ratificar a concepção educativa que as rádios comunitárias abordam, uma vez que divulgar informação e cultura a partir do contexto social e econômico que determinada comunidade evidencia, e até pelo próprio entretenimento abordar a realidade dos indivíduos, se constitui de fato num caráter educativo, já que a educação se processa a partir do momento em que as pessoas da comunidade aprendem e interagem uns com os outros, num processo continuo de aprendizagem.

Para melhor compreender essa relação entre rádios comunitárias e educação, é preciso destacar que a linguagem simples e direta das rádios comunitárias contribuem para a melhor compreensão dos conteúdos que são diversificados, retratam a realidade daquela comunidade, através da sua musicalidade, arte, comunicação oral, e também da forma que são produzidos os programas, pois tem a comunidade como agente produtora, e não na posição de meros ouvintes, com a condição de ouvir e internalizar todas as informações veiculadas pelo rádio, a exemplo da postura da rádio comunitária Amai Pró que desenvolve um trabalho com a comunidade de Campinas de Pirajá em Salvador na condição de produtoras dos programas que são veiculadas na comunidade (Smec/2006).

Segundo a rádio educadora FM da Bahia, sua programação se enquadra numa modalidade educativa por ter uma equipe diversificada de professores, pedagogos, músicos, jornalistas, além de procurar divulgar a história, as tradições, a arte e beleza da Bahia e de sua gente. (Educadora FM/2006); mas esta rádio não chama a atenção para o fato de que sua programação é ouvida por pessoas de uma classe social elevada, e que esses indivíduos só interagem ouvindo e escolhendo músicas. As rádios que se classificam como educativas nem sempre atendem a expectativa de contemplar a diversidade. Algumas se preocupam apenas com uma minoria, detentora do poder, e utilizam uma linguagem rebuscada com conteúdos que não fazem parte do cotidiano da população. Outras acreditam que o termo educativo, está atrelado simplesmente a conteúdos escolares, como se educação só se desse no espaço escolar, e com questões essencialmente acadêmicas.

Com isto é preciso desmistificar a relação que atribuímos ao termo educativo estar vinculado apenas a conteúdos escolares, pois segundo Brandão existe difusa em todos os mundos sociais, entre as incontáveis práticas dos mistérios do aprender; concluindo assim que este caráter educativo também pode estar contido inclusive nas rádios comunitárias, pois este espaço das rádios comunitárias é dedicado a evidenciar as produções realizadas pela comunidade, numa relação educativa.

Referências:

BRANDRÃO, Carlos Rodrigues, O que é educação, Brasiliense.1995

BONILLA, Maria Helena, Educativo! amarra que impossibilita o vôo, Revista de Educação CAP, n 33, p47-51, 2001

Ministério das Telecomunicações,Rádio comunitária, disponível em: www.mc.gov.br em 28/11/06

Rádio educadora,Educadora FM 107,5 disponível em www. educadora.ba.gov. br em 28/11/06

Rádio comunitária disponível, Rádio comunitária o que é? e a que se destina?,disponível em www.radiocircuitofm.com.br em 26/11/06

Secretária Municipal de Salvador, disponível em www.smec.salvador.ba.gov.br em 22/11/06

1 Comments:

  • At 7:28 AM, Blogger Bonilla said…

    boas reflexões. muito bom o artigo. Parabéns

     

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